Levando em consideração o movimento executado até que o Fêmur se posicione paralelo ao solo, vamos a análise biomecânica do agachamento.
Alguns pontos chave 🔑 para um Agacho Perfeito - tronco e pernas (Tíbia) paralelos entre si, alinhamento entre quadris - joelhos e ponto médio dos pés, curvaturas da coluna preservadas durante todo o arco de movimento, Fêmur paralelo ao solo em sinergia a boa mobilização de tornozelos e quadris, boa estabilidade Lombar e Escapular além da distribuição de forças nos pés de forma equilibrada.
* Alavanca - composta por:
1-Força de Resistência (gerada pela carga do implemento),
2-Força de Esforço (gerada pelos músculos),
3-Haste Rígida (osso ou segmento) e
4-Eixo (articulação).
* Braço de Força - distância perpendicular a partir da linha de ação da força de esforço até o eixo (articulação).
* Braço de Resistência - distância perpendicular a partir da linha de ação da força de resistência até o eixo (articulação).
* Braço de Momento - levada em consideração a interação entre Braço de Força e o Braço de Resistência para cada respectivo ângulo do movimento.
* Torque - Torque é definido como uma força rotacional sobre um eixo de movimento.
Identificar o posicionamento do implemento em relação as articulações envolvidas e o potencial de produzir movimento das mesmas é essencial para que ocorra boa dissipação de carga sem comprometimento funcional das estruturas, principalmente articulares. Atente-se a biomecânica dos movimentos para mais eficiência e segurança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário